Cuidado com os gestos que você faz…

O Significado de um Gesto – Pode não ser bem isso que você está pensando


Há algum tempo na sessão de abertura do parlamento de Bangladesh, os legisladores reagiram com fúria a um gesto do ministro dos Transportes, A. S. M. Abdur Rob. “Isso é uma desonra, não só para o parlamento, mas para a nação”, declarou o vice-líder do Partido Nacionalista de Bangladesh, A.Q. M. Badruddoza Chowdhury.

O que Rob fez para provocar tal ira? O velho sinal do polegar voltado para cima.

Nos Estados Unidos (como no Brasil), o gesto significa “tudo bem!”, mas em Bangladesh é uma afronta, e em outros países islâmicos equivale ao que o dedo médio levantado representa para nós.

Essa é apenas umas das muitas gafes culturais que, inocentes, podemos cometer no exterior.

O.K.

Unir o polegar e o indicador formando um círculo é um insulto em muitos países da América Latina. Conta se que, quando era vice-presidente os Estados Unidos, Richard Nixon certa vez cumprimentou uma multidão no México com um duplo “O.K.”. Imaginem a reação!

Para um Francês, o gesto significa apenas “ Zero” ou “ Sem valor”.

‘V’ de vitória

Nos Estados Unidos, o “v” significa “Vitória” ou “Paz e Amor”. Entretanto na Inglaterra, se a palma da mão está virada pra dentro, é um insulto, principalmente se você mover os dedos rapidamente para cima.

Diz a lenda que, há mais de 650 anos, os franceses mutilavam os arqueiros ingleses capturados em batalha, decepando seus dedos médio e indicador. Após batalhas de Agincourt e Crécy, em que os franceses foram duramente derrotados, os ingleses vangloriaram-se diante dos prisioneiros levantando as mãos, os dois primeiros dedos esticados, palmas para dentro, para os dedos intactos.

‘Hang-Loose’

O dedo mínimo e o indicador levantados com os dois dedos do meio dobrados é um sinal venerado pelos torcedores dos Longhorns, da Universidade do Texas, mas em certas regiões da África é maldição. E, para milhões de italianos é o cornuto, que significa “Sua mulher está sendo infiel”. No Havaí, levantar o polegar e o mínimo significa “Fique calmo” o famoso gesto hang-loose que se difundiu entre os surfistas.

Aceno dos Dedos

Nos Estados Unidos, às vezes o garçom é chamado com o dedo indicador levantado e o polegar estendido, relaxado. No Japão é gesto grosseiro acenar para o garçom fazendo sinal com o indicador. Na Alemanha, pode ser que o garçom responda trazendo mais duas bebidas.

Já na Malásia, curvar o dedo indicador é considerado gesto muito grosseiro. Para chamar o garçom, o gesto de “coçar” o ar seria preferível.

Batida do Indicador na Testa

Nos Estados Unidos significa “esperto”, enquanto na Holanda quer dizer “Ele é maluco”. Na Argentina, porém, o sinal para “Ele é maluco” (fazer círculos com o indicador ao lado da orelha) poderia ser confundido com um gesto holandês que anuncia “Telefone para você”.

Sinal de Pare

Estender uma das mãos, com a palma para fora, significa “Pare!” nos Estados Unidos. Na Grécia e o moutza, sinal comum de confronto. E na África Oriental o gesto é ainda mais ofensivo que o dedo médio levantado.

Mãos nos Bolsos

Se você acha que pode evitar problemas enfiando as mãos nos bolsos, pense duas vezes: essa atitude durante uma conversa, na Indonésia, ma França e no Japão é falta de educação.

4 Respostas

  1. Bem interessante, cada cultura com seus pesos para os gestos! (y)
    LegaL!

  2. thissssssss hilario

    huaaa

  3. *—* Interessante

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: