Os Tipos de Amor

Descubra Abaixo, Qual é o seu Tipo de Amor.

O Amor é bem mais do que um beijo

O Amor é bem mais do que um beijo

Ah! Eu estou apaixonado (a). Eu te amo! Você é o meu grande amor!

Estas frases, geralmente são ditas por milhões de casais de apaixonados pelo mundo todo. Estar amando alguém, ou algo, depende muito. Pode ser apenas uma palavra jogada, ou um sentimento de querer que o outro se sinta bem…mas também pode ser um sentimento de posse. Abaixo, uns tipos de amor. Qual você, caro leitor do Esquina91, acha que se enquadra?

Estilos primários –> EROS, ESTORGE e LUDOS:

– EROS: Sente atração imediata pelo parceiro. Essa atração é causada principalmente pela aparência do parceiro (em geral o erótico sabe descrever qual o tipo físico que o atrai). Pode haver amor a primeira vista. Grande atração física e interesse sexual. É seguro. Não é muito possessivo. Não teme se entregar ao amor, mas também não está ansioso para amar. Afirmação típica de quem tem esse estilo de amor: ” O nosso relacionamento sexual é muito intenso e satisfatório “

– ESTORGE: Amor que nasce de uma amizade e demora longo tempo para se desenvolver. Esse tipo de amor é baseado em interesses compartilhados e nas semelhanças entre os parceiros. As atividades em conjunto são importantes. O contato sexual é menos enfatizado e começa relativamente tarde. Esse estilo de amor não se caracteriza pela presença de uma grande paixão. Afirmação típica de quem tem esse estilo de amor: ” O melhor tipo de amor é aquele que se desenvolve com base numa longa amizade”

– LUDOS: O amor é encarado como um jogo que acontece simultaneamente com diferentes parceiros. As emoções não são levadas muito a sério. A ênfase recai na sedução e na ideia de liberdade sexual. As promessas são válidas apenas no momento em que são apresentadas, e não no futuro. Afirmação típica de quem tem esse estilo de amor: ” Eu gosto de jogar o jogo de amor com diferentes parceiros simultaneamente”


Existem ainda mais 3 estilos de amor secundários mais estudados que são –> MANIA, PRAGMA e ÁGAPE:

MANIA (mistura de EROS e LUDOS):
O amor é experimentado como uma emoção quase obssessiva e preocupante que domina praticamente tudo. O amante que se enquadra nesse estilo se esforça para atrair, quase continuamente, a atenção do parceiro. Há ciume e muita possessividade. Afirmação típica de quem tem esse estilo de amor: ” Quando meu amor não me dá atenção, eu me sinto completamente doente”

– PRAGMA (mistura de LUDOS e ESTORGE):
A compatibilidade do parceiro e suas necessidades mútuas de satisfação são enfatizadas nesse estilo de amor. Esse estilo de amor as vezes é chamado de “shopping list love” porque as pessoas desse estilo examinam os pretendentes para ver se atendem a uma série de expectativas antes de se envolver com eles. Afirmação típica de quem tem esse estilo de amor: ” Eu tento planejar a minha vida cuidadosamente antes de escolher um amor”

– ÁGAPE (mistura de ESTORGE e EROS):
Os cuidados com o parceiro e a preocupação em auxiliá-lo a resolver os seus problemas são centrais nesse estilo de amor. A ausência de egoísmo é uma das características centrais desse estilo de amor. Afirmação típica de quem tem esse estilo de amor: ” Eu prefiro sofrer a fazer o meu amor sofrer ”

E existem diversos tipos de amor ainda: o amor materno, o amor pelo país, entre outros não citados. Todos nós possuímos diferentes tipos de amor dentro de nós. Aliás, podemos misturá-los, amar de diferentes maneiras a mesma pessoa. O mais importante é que as pessoas amem. Para os cristãos o amor aparece como uma mensagem ao legado de Cristo… ame ao próximo, como amas a ti mesmo.

E aí, descobriu o seu tipo de amor? Comenta aí em baixo, fique a vontade, a esquina é nossa!

Deixe uma resposta

