E se Hitler tivesse ganho a Segunda Guerra?

Saiba o que aconteceria no mundo atual, se Hitler tivesse vencido a Segunda Guerra Mundial

Hitler e sua legião de nazistas

Hitler e sua legião de nazistas

É bem possível que a ciência estivesse estagnada, depois de dé­cadas torrando dinheiro em bombas. A informática seria primitiva. E a internet não existiria: regimes autoritá­rios, que dependem do controle da informação, impediriam que ela se difundisse. Na pró­xima vez que navegar na rede mundial de computadores, agradeça, portanto, àquele sortudo meteorologista escocês.


A idéia de que Hitler pudesse concretizar seus planos megalomaníacos hoje soa absurda. Mas os alemães estiveram perto de ganhar a guerra. Tanto que o historiador inglês Stephen Ambrose atribui a derrota dos nazistas a um meteorologista escocês. Ele chamava-se J.M. Stagg e fazia a previsão do tempo para as tropas aliadas. No dia 5 de junho de 1944, apesar da tempestade que castigava a costa francesa, ele garantiu que o céu abriria mais tarde.

Foi um chute, pois o clima naquela região é tão instável que até hoje os satélites erram metade das previsões. Mas Stagg acertou. Se a chuva continuasse, os soldados que desembarcaram na França na manhã seguinte – o Dia D – chegariam à costa enjoados, incapacitados para lutar. E não haveria visibilidade para soltar pára-quedistas ou bombas. Resultado: a operação para libertar a França seria um fiasco.

Por outro lado, o historiador militar inglês John Keegan acredita que Hitler perdeu sua chance de vencer 3 anos antes, em 1941. Nessa época, quase toda a Europa estava em suas mãos ou na de seus cúmplices italianos e simpatizantes espanhóis. Animado, o ditador encarou de frente a Rússia e foi derrotado pelo inverno. Keegan argumenta que Hitler poderia ter optado por uma invasão indireta. Ele entraria fácil na Turquia e de lá estenderia seus tentá­culos pelo Oriente Médio. Garantiria, assim, um suprimento inesgotável de petróleo para suas tropas. Depois, tomaria o sul da União Soviética, onde o inverno não é tão cruel. E deixaria Stálin sem suas maiores reservas petrolíferas.

“Daí para a frente, seria fácil conquistar a Rússia e depois a Índia, então colônia inglesa”, diz Keegan. Enquanto isso, seus aliados japoneses ocupariam a China, ligando o Japão à Alemanha. E não pararia por aí. “A Inglaterra é pouco populosa e pobre em recursos naturais”, afirma Keegan. Sem suas colô­nias, viraria presa fá­cil. Na época, boa parte da África era colô­nia européia e acabaria nas mãos do führer.

Resultado: antes mesmo de 1950, o “império nazista” já teria se estendido por Europa, Ásia e África – mais do que os Impérios Romano e Mongol somados. “Seria um mundo de duas classes”, diz Christian Lohbauer, especialista em história alemã, da USP. Os arianos, considerados superiores, mandariam. Eslavos, negros e asiáticos virariam cidadãos menores. Outros povos, como judeus e ciganos, seriam dizimados.

É bem possível que nem assim os nazistas sossegassem. “Eles dependiam da guerra”, diz Lohbauer. “As empresas alemãs cresceram fornecendo equipamento para o Exército e precisavam da mão-de-obra escrava dos prisioneiros.” Ou seja: continuariam invadindo país após país para manter esse esquema. Iriam para o Pací­fico e de lá para a Oceania. “Podemos ter um século de luta à nossa frente”, disse Hitler certa vez. “Antes isso do que ir dormir.”

Assim, ele esbarraria nos interesses de outra potência: os EUA. “Não permitiríamos que eles se apoderassem da América Latina”, afirma o americano Robert Cowley, fundador da revista Militar History Quarterly, especializada em história militar.

Neste cenário, a Guerra Fria teria ocorrido entre Alemanha e EUA. “Mas o mais prová­vel seria uma guerra quente mesmo”, diz Keegan. E o palco seria a América Latina. A luta duraria para sempre? “Acho difícil”, diz Cowley. “O império nazista baseava-se numa figura carismática. Uma hora Hitler morreria. Quem o substituiria?”

Depois da morte do ditador, os oprimidos iriam se rebelar e o império se despedaçaria. Chegaríamos ao ano 2000 nos reerguendo dos destroços. É bem possível que a ciência estivesse estagnada, depois de dé­cadas torrando dinheiro em bombas. A informática seria primitiva. E a internet não existiria: regimes autoritá­rios, que dependem do controle da informação, impediriam que ela se difundisse. Na pró­xima vez que navegar na rede mundial de computadores, agradeça, portanto, àquele sortudo meteorologista escocês.

(texto retirado da Revista Super Interessante. Edição 234. Dezembro de 2006).

50 Respostas

  1. humm
    ñ gosto de história. quero informações sobre a ex banda RBD e seus ex-integrantes.
    mais….Amei o blog. Parabéns!!!

  2. Se a Alemanha tivesse ganho à guerra?

    Estariamos andando de Mercedez-Benz, comendo batata, tomando chopp, e muitas outras coisas legais…

    • VC FABRICARIA E NÃO ANDARIA DE MERCEDEZ-BENZ SEU IDIOTA, POIS PARA ELES,SULAMERICANOS NÃO PASSAVAM DE UMA RAÇA INFERIOR. NAZISMO NÃO TEM NADA DE LEGAL SEU OTARIO IGNORANTE.

    • Idiota, não sabe nem o que fala. Vai estudar pra criar conceito, seu bosta!!!

      • o cara não pode nem brinca mais que esse povo brasileiro burro já fica com raiva

  3. os negros iriam sofrer como os judeus e o brasil como estava dividido entre os aliados e os nazistas fascistas ajudariam os alemaes fariam o que os estados unidos fazem conosco hoje

  4. to de boa moro no RS, eles so iriam acaba com os estados acima entaum pra mim tanto faz hsuahsuausauhs

  5. Ninguém poderia saber como estaríamos hoje se o Nazismo tivesse sobrevivido, pois a história não é matemática, não se pode fazer hipóteses, somar e ter um resultado. “E se” não existe em história!

  6. Hitler foi um louco que quase conquistou o mundo e poderia o único problema seria Russia mesmo tomando os campos petrolíferos Hitler não tinha entre seus soldados a mesma fibra patriótica que tinha os soviéticos eles ate poderiam ter 1 acabado coma Inglaterra mais sinceramente, perderiam já que Hitler queria o lebensraum(espaço vital), Stalin tinha um numero maior de soldados não existia bala o suficiente na época para todos os russo, eles morreriam lutando(por exemplo a maioria dos soldados soviéticos não tinham medo da morte pois acreditavam em algo maior que a guerra todos lutavam por um bem da nação e claro que ou iam pra frente ou morriam por seu próprios superiores), o único problema de Hitler foi encarar a URSS e não ter destruído a Inglaterra 1 se tivesse feito isso nos e estaríamos ferrados(principalmente eu que sou descendente de soldado soviético capitão pra ser mais exato)
    pensem sobre como seria o mundo(seria), mais se lembre nao existe ate hoje na historia algum pais ou imperio que tenha conseguido dominar um pais estrangeiro

    abraços

  7. VC FABRICARIA E NÃO ANDARIA DE MERCEDEZ-BENZ SEU IDIOTA, POIS PARA ELES,SULAMERICANOS NÃO PASSAVAM DE UMA RAÇA INFERIOR. NAZISMO NÃO TEM NADA DE LEGAL SEU OTARIO IGNORANTE.
    _________________________________________________

    Cara burro…

    Hitler jamais disse que a América do Sul é inferior. O Brasil junto com o Chile eram os maiores países com adpetos ao nazismo…Assim como a Argentina tmbm…Se ele tivesse vencido, ele iria dominar a América do Sul e talvez acabar somente com os não-brancos ou mandaria eles para a África ou sei lá, deportaria…Ele queria era que dominação da raça ariana perpetuasse em todos o mundo para salvar os arianos do povo judeu que por anos exploraram a Alemanha e que contribuíram para a mistura de raças na Europa…Sem contar que os judeus tinham domínio da mídia naquela época e ainda tem domínio mundial atualmente…Se tu não sabe, raça ariana se divide em 4 sub-raças…O mito dos loiros de olhos azuis é falso já que Goebbels (Cabelos e olhos castanhos) não se parecia nem um pouco com o povo nórdico e mesmo assim ele era o braço direito de Hitler e ministro da propaganda nazista…E acredito que se ele tivesse dominado a América do Sul estaríamos bem melhor hoje já que ele prezava pela boa educação do seu país e lutava pelos direitos trabalhistas…Depois você olha os benefícios que o mundo teve na pós-guerra e veja como ele era “mal”….kkk…Cara quando não se conhece o assunto, não se opina…

    VAI ESTUDAR SEU RETARDADO!

    • E você, se exergue antes de chamar alguém de retardado, o cara não mandou bem no comentario dele, mas você… PQP! Existe diferenças étinicas mas não raças na unidade da espécie humana. Hum… 4 sub-raças do que mesmo? Ah cara eu não sei se tenho pena ou tenho raiva.

      Você nem deveria ter o direito de chamar alguém de buro.

    • Mesmo tendo sido um ditador, te levado a Alemanha a destruição com sua guerra contra todos!pelo menos foi um estadista, vários de seu legado duram até hoje!basta ver;a Volkswagen,Hugo boss entre outros! E aki no Brasil, ke legados esses malditos políticos estão deixando?

  8. pra mim andando de mercedes ou bmw tanto faz.pelo menos não existiria nordestinos e cariocas no brasil.

  9. podem me xingar mas minha opnião é de um mundo melhor se a alemanha tivesse vencido a guerra… JAMAIS PELO IDEAL RACISTA, mas o mundo dividido entre EUA e URSS foi a pior das desgraças pra muitos povos q enfrentaram guerra civil, a pior de todas.. Aa e seria dificil a guerra chegar nos dominios da america, pela longa distancia maritima, os EUA nao permitiriam um grande desembarque.

  10. aa se hitler ataca a inglaterra e a derrota ao inves de se esgotar na URSS, hoje o mundo seria diferente

  11. odeio eses idiotas que falam merda se hitler gamhase todos os negros como eu e judeus estariam fodidos graças adeus hitler e o seu exercito estão queimando no inferno

  12. odeio eses idiotas que falam merda se hitler gamhase todos os negros como eu e judeus estariam fodidos graças adeus hitler e o seu exercito estão queimando no inferno
    _____________________________________

    Pelo seu português já percebe-se o tipo de pessoa que tu é!
    Vai estudar criança!

  13. que loucura … que nada, provavelmente ele dominaria a Europa e as ilhas Britânicas, o norte da África e Oriente médio, faria valer a megalomania germânica da raça pura nesses locais dominados. Provavelmente no brasil, todos os descendentes de alemães iriam ir embora para ganhar uma boquinha no império. Mas não duraria muito pois Hitler tinha uma técnica de por seus subalternos uns contra os outros, assim evitava traições, o que aconteceria após a sua morte era o desmoronamento do império, como seus subalternos se odiariam,não se sobressairia um novo líder para segurar tamanho império, provavelmente as nações entrariam em guerra para se livrar da escravidão imposta pelos Alemaes e provavelmente estaríamos em guerra até hoje por isso.

  14. Muito bom o artigo!! O que muitas pessoas precisam entender é que não se pode pensar que o mundo seria melhor se tivesse sido submetido a um regime que propagaria a intolerância pelo mundo. Como o próprio artigo mostrou, talvez nem tivéssimos acesso a este espaço para fazer nossos comentários. O mundo hojé com certeza esá muito longe de ser o ideal para se viver, mas ao menos temos direito de falar. O que agente precisa é evoluir pra perceber que o real progresso do mundo e da melhor forma de se viver está na união de todas as “raças” e das mente geniais que ao invés de bolar planos para subjugar os outros, usem sua inteligência para pensar numa forma de erradicar os males do mundo sem precisar matar ou escravisar nimguém.

  15. Com certeza o povo judeu não existiria,seriam todos exterminados,doentes mentais,homo-sexuais,ciganos,doentes terminais,e membros de outras religiões continuariam a serem perseguidos e mortos em campos de concentrações mais modernos e sofisticados, com maior poder de extermínio.O continente africano seria todo escravisado, e todas as raças consideradas inferiores estariam em maus lençois,seria o inferno na terra meu chapa.Muita gente que está viva,não estaria,pois seus ancestrais não teriam sobrevividos.Acredito que não seria um bom mundo.

  16. se os nazistas tivessem ganhado a guerra o mundo seria uma unica massa e um grande imperio unico mas sempre um naçao que se revelaria,ha devido as estados acho q o fuhrer daria mais atençao a Blumenau devido a sua grande populaçao alemã e a pomerode

  17. Tem cada cretino que opina aqui…Tem um dizendo que estaríamos “bem melhor”, porque hitler “prezava pela boa educação”. O tal WHD é tão racista que fala como se o extermínio dos negros que ocorresse não importasse a mínima e como se só existisse branco no Brasil ou só branco neste site. Para vc negros nem são gente, não é? Por isso , “mandaria para a África ou deportaria, sei lá…”, em suas absurdamente racistas e desumanas palavras. Fala sério, como pode ter gente tão FDP?Nazista de merda!

    • Pretos são um bando de macacos safados só querem se dar bem a custa dos outros, são um povo sem moral e que apenas sabem fazer filhos e dançar!
      Como seria otimo se não existissem pretos no planeta terra!
      O mundo seria o lugar muito melhor.
      Mas como vivemos numa sociedade mediocre democratica o planeta vai entrar e colapso total, graçãs ao exesso populacional de raças débeis e inescrupulosas como pretos, mestiços e doentes mentais….

      • Bah!! que tipo de lixo humano é vc rapaz …. só pode ser recaldo, frustrado na vida, não acredito que um pessoa de sã consciência pense dessa forma … Sempre penso que pessoa do seu tipo, são pessoas que provavemente nem amigos tem, só as pessoas que algum motivo são obrigadas a suporta-los… devem ficar o dia inteiro isolado, achando que são melhores, pergunto em quê!!!? não conseguem nada sozinhos então tentam se enquadrar em algum grupo, para tentar se sentir alguma coisa, já que sozinhos não passam simplesmente de um nada. Tenho só e apenas “pena” de pessoas com vc cidadão!! faça como seu ídolo … tipo … siga o líder e poupe essa nação de menos um escroto como vc!! se não tiver coragem … vá para a rodovia e se atire na frente da primeira carreta…. pobre carreta!!! vai se sujar com o lixo , que será vc!

      • ou vc é muito burro e ignorante ou é só um moleque querendo fazer graça, vc é brasileiro e aqui não existe “raça pura” todos nós somos mestiços somos misturas de muitos povos pode ter certeza que se vc pesquisar vc tambem pode descender de um desses “macacos safados” como vc mesmo os chama

      • Paulo, eu sou descendente de alemão, sou ruivo. E só vou dizer uma coisa: pega essa sua opinião racista, essa sua opinião de um mundo melhor só com brancos e enfia no teu cu. Sou contra censurar, mas nesse tipo de comentário o governo brasileiro deveria de ir atrás de quem o escreveu e prender, pois é notório que vc está indo contra a nossa Constituição, onde está claro a igualdade entre raças. Vc com certeza deve ser um desses neonazistas branquelos, carecas, cheio de brinco e tatuagens que gosta de beber e dar o cu quando não está brigando, depredando ou pixando algum bem público. Vê se morre e deixa esse espaço pra quem merece seu bosta.

  18. Pessoal,o comentário dele está certo,se chuvesse no Dia D as tropas aliadas aliadas não conseguiriam soltar bombas e avançar para Paris.E tambem se Hitler tivesse invadido a Turquia e seguindo pelo oriente média,ele ia passar facil.Ele ia conquistar o sul da União Soviética,e tambem ia sair vitorioso pois a Alemanha ultilizou seus melhores equipamentos e soldados de elites.Na minha opinião se a Alemanha Nazista tivesse vencido a guerra nos tariamos numa ditadura,falando alemão,comendo batatas e bebendo chopp.
    Abraços a todos.Fiquem com Deus

  19. Mesmo que a Alemanha tivesse ganhado a guerra nos brasileiros seriamos praticamente prisioneiros do regime nazista.
    Pelo menos não exitiria a merda do Funk.

  20. Acho a wehrmacht muito interessante e tal. Particularmente não gosto do Stalin e também não sou nem um pouco fã dos americanos. Entretanto, ainda bem que Hitler perdeu a guerra. Estamos melhor desta forma. Acho que ódio racial não está com nada. Desta forma os colegas do blog ou post que pregam estes conceitos provavelmente foram molestados quando criança ou até mesmo depois de adultos.

  21. Parei de ler quando você disse que a informática e a ciência estariam estagnadas…. Toda a tecnologia que existe hoje no mudo se deve aos ALEMÃES, os EUA são apenas usurpadores que querem ficam com os méritos indevidamente que pertencem exclusivamente a Alemanha. Porque após o fim da segunda guerra os EUA trataram de trazer todos os ciêntistas nazisas pros estados unidos, os alemães estavam muito mais adiantados em tecnologia e ciência do que qualquer outra nação do mundo.

  22. Perai, quer dizer q se não fosse o meteorologista escocês digamos q o ” DIA D” a guerra era perdida pelos aliados? Tem certeza disso?

    Tem muito erro nesse texto

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: